Carregando

Clareamento Dental

O processo de clareamento dental

O clareamento dental na verdade é uma reação química onde o gel clareador liberaoxigênio que penetra no esmalte dentário e remove os pigmentos que levaram ao escurecimento dental. O clareamento dental pode ser caseiro ou feito no consultório (pelo profissional).

Clareamento Caseiro

É o clareamento realizado em casa com auxilio de gel e as plaquinhas de silicone. O profissional molda as arcadas do paciente onde são confeccionadas modelos de gesso e apartir daí as plaquinhas personalizadas para cada tamanho de arcada do paciente. Em casa o paciente deposita uma pequena quantidade de gel na moldeira conforme orientação do dentista e aguarda cerca de 2 a 4h. Após esse período remove as placas e escova os dentes com creme dental e a placa também. Durante o processo de clareamento caseiro que dura cerca de 3 semanas é indicado evitar alimentos e bebidas que contenham muitos pigmentos como: vinho, vinagre escuro, chimarrão, beterraba, etc. O profissional irá passar todas as orientações necessárias para que você obtenha sucesso no clareamento. Um pouco de sensibilidade dental durante o processo de clareamento é normal.

Clareamento de consultório (conhecido como clareamento à Laser)

É realizado pelo profissional no consultório onde ele protege a gengiva do paciente, aplica um gel de alta concentração (37%) e na sequência uma luz de Led que dura cerca de 1h de aplicação. São realizadas de 2 a 3 sessões (1 sessão por semana com intervalo de 7 dias). Após cada sessão o profissional faz um polimento dental e passa todas as orientações e cuidados pós aplicação. O clareamento de consultório é bastante indicado para pacientes com retração gengival (raiz exposta com sensibilidade) pois esta região é protegida; indicada também para pacientes que precisam de um resultado mais imediato ou que não conseguem usar a placa de silicone em casa.

Retoques são necessários após o término do clareamento?

As pessoas com uma exposição alta a agentes cromogênicos como o café, chá, colas e tabaco vão necessitar de um tratamento de reforço. Possivelmente de 6 em 6 meses.

Para pessoas que tem uma exposição menor às substâncias que causam manchas não vão necessitar de retoques com tanta frequência. Em comparação com o clareamento inicial os retoques são muito mais fáceis de ser feitos. O processo de reforço é menos demorado e não é necessário tanto gel de clareamento.

Agende sua consulta